9 de outubro de 2010

E viva o carro!!!

Caso 1- Um dia qualquer de agosto. Goiânia-Brasília. Passagem de ônibus comprada. Quem compra em cima da hora não tem direito de escolher assento. A poltrona a que tive direito era ao lado de um rapaz educado, cheirosinho e...com pernas (graças a Deus! diria sua mãezinha).
Só que as pernas do rapaz não cabiam em sua poltrona. Precisavam do espaço da minha também. Claro que se ele sentasse com a bunda no lugar certo e as costas encostadas na poltrona caberiam fácil. Mas não. Ele escorregou na poltrona e suas pernas foram uma pro leste e outra pro oeste. Mas eu estava na poltrona oeste! E minhas pernas caberiam direitinho nela caso não tivesse que ceder 50% do meu espaço pra perna do rapaz. Tentei falar com ele, mas o dito se fez de morto. Tentei empurrar delicadamente sua perna, mas como o sujeito não se moveu, achei melhor parar. Vai que ele pensasse que eu estava me aproveitando do seu estado de letargia, né não!
Três horinhas de pernas tortas. Quando chegamos ele perguntou: -Senhora, eu ronquei?
Só fiz dar risada.

Caso 2- Outubro. Brasília-São Paulo. Passagem de avião comprada também em cima da hora e...sem direito de escolher BEM o assento. Só escolher dentre os que ninguém quis. Eu, gentilmente, cedi o assento do corredor pro maridão -que tem pernas compridas- e sentei na poltrona do meio. Já acomodados, tivemos que levantar pra permitir a passagem do dono da poltrona da janelinha (queria tanto esse lugar!)
Rapaz gordinho, meio ofegante, impaciente e carente de educação. Chegou,levantou o apoio do braço sem sequer perguntar se me opunha a isso e sentou. Aí descobri porque não perguntou. Simplesmente porque se não tivesse levantado o apoio que, democraticamente,deve ser compartilhado pelos dois passageiros, ele não ficaria acomodado do 'seu' jeito. (Vejam bem: eu sei que é uma vergonha o espaço entre poltronas que existe em nossos aviões. Pra se ganhar seis lugares nos voos, compromete-se o conforto de todos os passageiros. Sei também que os gordinhos, os altinhos e toda espécie humana têm direito de andar de avião).
O que me indignou no rapaz da janelinha foi que ele não queria sentar como todas as pessoas normais sentam. Ele queria sentar 'de ladinho' e isso exigia um espaço maior. Quer fosse de costas pra mim ou pra janelinha -que eu tanto queria- ele usava uma pequena parte da minha poltrona também. E ainda tinha um note, uma mochila e um livro, que ele foi devorando a viagem toda. E quando a viagem terminou, sua impaciência era nítida, por ter que me esperar levantar e pegar minhas coisas antes que pudesse sair. Lembrei-me então do rapaz pernudo que se preocupou em saber se tinha me incomodado com seu ronco. Educado esse menino!!!

2 comentários:

  1. Sensacional esse texto Helô!!!
    Me acabei de dar risadas com as "pernas" do rapaz...

    Adoro seu jeito de escrever...

    ResponderExcluir
  2. Oi, menina! Espero que tenha gostado da dica que lhe dei. Bj

    ResponderExcluir