26 de maio de 2010

Ceviche equatoriano ou sanduba - Postagem Temática

Neste fim de semana cheguei à conclusão que casamento é como comida.
Um casamento começa com todos os ingredientes necessários pra fazermos pratos saborosos, mas nem sempre a combinação fica boa.
O início de um casamento tem o sabor de um delicioso fondue de queijo, ou uma bacalhoada que só a mãezinha com um pé em Portugal sabe fazer, ou uma cascata de chocolate.
Se conseguirmos manter a temperatura correta do queijo, se os legumes tiverem sido cozidos até o ponto ideal e a baguete estiver bem fresquinha, podemos ficar uma noite inteira saboreando essa delícia. E a cascata de chocolate, então! Frutas cortadas com esmero e o chocolate na temperatura certa. Tem casamento melhor que esse?
Acontece que, com o passar dos anos, já não nos preocupamos muito em comprar legumes da melhor qualidade, ou escolher os melhores queijos, sequer nos lembramos de comprar o vinho branco que mais combine com esse prato. O bacalhau pode ser o desfiadinho mesmo. E a cascata...comemos o chocolate sem derreter, em quadradinhos. Afinal, quem vai notar, né?
E de repente, percebemos que estamos comendo o mesmo prato requentado no micro-ondas há anos, sem nem sequer acrescentar uma especiaria diferente, um azeite com sabor diferenciado. Essa gororoba que nem sabemos mais de que é feita, só serve pra nos matar a fome. Mas só.
Não quero mais arroz com feijão. Quero uma costela com molho barbecue à la Outback ou um magnífico ceviche equatoriano, pra se comer com pipocas e um vinho branco top de linha.
E o bom de tudo é que sei fazer o melhor ceviche equatoriano do lado de baixo do Equador. (Desculpem, mas aqui não cabe modéstia.)
Se não for pra ter do melhor, então que seja só um sanduba, que não dá trabalho, nem suja louça. Mas enche barriga.

Este post faz parte de um projeto de Rafael Gloria, do "Blog Sintonizados" , e teve como tema: "casamento"

11 comentários:

  1. É pessoal, a fila anda. E se tiver que ficar parada, que seja onde a paisagem seja bonita.

    ResponderExcluir
  2. MUITO bom!! De verdade! Colocaria no Top 5...

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse texto, Helô, li outro dia, mas tão correndinho que não tive tempo de comentar.
    Num sei o que é molho barbecue à la Outback ou um magnífico ceviche equatoriano . Me sinto a mais inculta das criaturas, fazer o quê?
    rs

    ResponderExcluir
  4. Ô Rosanita, tem um restaurante australiano chamado Outback que serve esse molho. É bom demaaaaaais!
    E ceviche equatoriano é um prato com camarões que se come gelado. É fantástico. Um dia faço pra você. Bj

    ResponderExcluir
  5. Oi, Helô

    Como já diria o poeta Veloso, "gente é prá brilhar, não prá morrer de fome".
    Afinal, nem sempre a nossa fome pode ser vencida pela quantidade de comida, mas tantas vezes pelo sabor diferente, pelo inusitado, pela surpresa, pelo bom de experimentar.
    Sim, também quero conhecer o ceviche equatoriano. Quero me surpreender também. bjss

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    perfeitooooooooo!
    ADOREI!!!
    bj

    ResponderExcluir
  7. Adorei a comparação! Apetite, criatividade, improviso são tudo! rsrsrs Mil vezes degustar vários pratos numa mesa bem posta, acompanhada de um vinho do que comer comida gelada ou sem graça. Pior que nem sou muito fã de fast food... rs Beijos!

    ResponderExcluir
  8. O paralelo ficou incrível.A rotina atrapalha um bom rodízio, que pode virar um reclamado e "sufrido" mexidão. Que todos os dias parecem domingo, e se nao quer ter trabalho, que pelo menos se dê ao trabalho de me levar ao self-service rs..... Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Verônica, realmente não é a quantidade que mata a fome, na maioria das vezes. Bj

    Pri, fast-food, pra mim, só em último caso. Sê bem vinda.

    Divagações, o paralelo cabe bem neste caso, né não? Volte sempre.

    ResponderExcluir
  10. muito muito bom!!
    "a gente não quer só comida, né?" a gente quer o tempero, o esmero, a preparação demorada e que faz qualquer prato ficar mais delicioso..
    eu já fui casada, por pouco tempo, mas posso dizer que entendo isso de requentar a comida..
    e embora isso também tenha seu charme de vez em quando, o prazer de ser livre pra estar de chinelos, à vontade, comendo alguma comida congelada.. não pode ser o habitual!
    Realmente esta é uma boa analogia.. e talvez aí resida o segredo!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  11. É isso ái, Qualquer menina. O segredo é não ficar de chinelos, à vontade, comendo comida congelada SEMPRE! Bjs e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir