6 de fevereiro de 2010

A 3ª idade

Existem duas formas de se chegar à 3ª idade: bem ou mal.
Achar que a vida não tem mais sentido, não ter vontade de fazer nada, acordar tarde, tomar um balde de café, sentar ou deitar no sofá e assistir tv até o sol se deitar e dormir, é chegar mal nessa etapa da vida. Não se alimentar bem, não ter uma atividade ou um animalzinho pra cuidar , não ter plantas pra regar. Não sair pra lugar nenhum. Isso é se entregar. Conheço uma senhora de 82 anos que age dessa forma há pelo menos dez anos.
Mas é possível também continuar gostando de viver. Cuidar de passarinhos, fazer caminhada, continuar vaidosa, ter prazer em cozinhar, sair pra ir a um shopping. Receber visitas, fazer um bolo gostoso, ouvir música e assobiar. Fazer palavras cruzadas e jogar paciência. Regar as plantas e o jardim às 11:00 da noite pra amenizar o calor é só uma desculpa pra conversar com as plantinhas mais uma vez. Minha mãezinha completou 85 anos e é assim.
Chegar à 3ª idade dessa forma é ter sabedoria. A saúde fica mais frágil, o cansaço é maior. Mas o grande lance é não esmorecer, não se entregar e se cuidar. Muito e sempre.
Espero chegar lá como minha mãe.

3 comentários:

  1. Oi cunhada, gostei do texto, veio bem a calhar - será que essa senhora de 82 anos eu também conheço?

    ResponderExcluir
  2. Com certeza!!! Bj comadre e gracias porla visita!

    ResponderExcluir
  3. Bacana e instigante: duas senhorinhas da mesma geração com comportamentos diferentes. Viva sua mamita, Helô.
    Fazia tempo que não aparecia aqui; coloquei a leitura em dia (post do outro blog, bom né???rs)

    ResponderExcluir